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Na tarde desta segunda-feira (06/03), iniciou a 4° turma de
curso profissionalizante que a Unijovem Unimed Marília oferece aos alunos com
TEA (Transtorno do Espectro Autista) em parceria com o Espaço Potencial de
Marília.
Essa Parceria
deu por início no 2° semestre de 2021, pelo qual já formamos turmas de
Informática Básica, Design Gráfico, e Informática Básica com ênfase em
alfabetização digital.
Neste semestre estamos iniciando com uma nova
turma de Inglês Básico com ênfase na tecnologia digital, o qual os alunos
receberão certificado com uma carga horária ainda maior do que os anteriores já
oferecidos, visto que esse curso será os dois semestres, tendo a duração de 12
meses. Esse curso será conduzido pelo professor Bruno Putinatti, sendo uma vez por semana na sede do Espaço Potencial.
O objetivo da
Unijovem com essa parceria com o Espaço Potencial que já possui 02 anos, é incluir
e acreditar nessa juventude, público esse que tanto necessita de um apoio da
sociedade para sua preparação para a vida e para o mundo do trabalho e na
maioria das vezes não são acolhidos.
Para o
coordenador da Unijovem Luis Fernando de Sena, a inclusão social desses alunos
com transtorno do Espectro Autista (TEA) é imprescindível em todas as fases da
vida, pois com a inclusão, o autista tem a oportunidade de desenvolver suas
qualidades e autonomia.
Considerando que
estamos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e as empresas cada
vez mais exigentes, programas de inclusão como esse oferecido pela ong, se
tornam fundamentais para os jovens que necessita desta inserção para estimular
suas capacidades e desenvolver suas habilidades e potencialidades, principalmente
no conhecimento de uma nova língua como o inglês que irá estimular a
comunicação verbal, visto que é uma grande dificuldade dos autistas, logo,
aprender o inglês é uma habilidade que poderá ajuda-los constantemente nesta
batalha pela comunicação. Quando crianças com estas condições aprendem uma nova
língua, eles ampliam funções cerebrais, principalmente no quesito armazenamento,
sendo assim, é possível que evoluam consideração na comunicação verbal.